top of page
Plano Piloto.jpg
A Históra
planalto.png

A HISTÓRIA

Fundada em 21 de abril de 1958, Brasília é a Capital Federal do Brasil. Projetada por Oscar Niemeyer a pedido do presidente JK, a cidade tem um formato de avião. O corpo divide a cidade em dois. Existe a asa norte, onde à melhor qualidade de vida do DF e a Asa Sul, onde à presença das Superquadras e Entrequadras.

Democracia

O nosso falho sistema político

A democracia não é, em sua maioria, representativa. Esse é um fator fácil de ser observado através de estatísticas e pesquisas eleitorais, as quais revelam que em nenhum município ou estado a soma dos votos para os vereadores e deputados alcança os votos de 30% dos eleitores.

Grande parte do povo, podemos dizer que mais da metade do país vota sem ter conhecimento sobre os candidatos, com pensamentos baseados apenas no individual, como por exemplo: ‘’ Este candidato vai dar maior ajuda financeira para a área na qual eu trabalho’’ ou ‘’ O candidato tem princípios próximos dos meus’’, e para se ter uma consciência de escolha política no país, é preciso a participação de todos em conjunto, com o povo sabendo minimamente sobre todos seus candidatos.
Essa falta de conhecimento levou na escolha de presidentes que causaram grandes quedas na economia do país e que atualmente estão em sua maioria sendo acusados de corrupção, como o caso da lava a jato  e o caso do triplex.

 

Democracia

Reforma

Trabalhista

A demolição dos direitos trabalhistas

A reforma trabalhista é uma mudança na consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o governo, o objetivo foi combater o desemprego e a crise econômica do país a través de mudanças em coisas como a jornada de trabalho, férias remuneradas e outros. Porém, a reforma acabou com vários direitos dos trabalhadores, como:  o fim da carteira assinada e a liberação da demissão em massa, que acarretaram em uma alta do desemprego.

O projeto foi aprovado na câmara dos deputados, os votos a favor se sobressaíram aos votos contra, com um placar de 296 a favor e 177 contra.

Reforma Trabalhista
Reformas

Reforma da Previdência

Atualmente, a regra para aposentadoria prevê duas possibilidades: A aposentadoria por idade (Homens: 65 anos/ Mulheres: 50 ano) ou por tempo de contribuição (Homens: 35 anos/ mulheres: 30 anos).
  A PEC 287 (Proposta de Emenda Constitucional) altera as regras tornando mais difícil a obtenção da aposentadoria. Segundo a proposta, haverá duas condições necessárias para a obtenção da aposentadoria: homens e mulheres deverão contribuir por 25 anos e ter no mínimo 65 anos. Caso a nova lei seja aprovada, haverá regras de transição para homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos.
  Essas mudanças não valerão para aqueles que já se aposentaram ou para aqueles que já obtiveram condições de se aposentar segundo as regras antigas. 
  Recentemente algumas alterações foram feitas na PEC 287: Os trabalhadores rurais e deficientes físicos não tiveram alteração no regime de aposentadoria, diminuição do tempo de contribuição de 25 anos para 15 anos, pensão para viúvos e viúvas de policiais mortos em combate.
 Grande parte dos partidos políticos mais populares apresentam apoio a favor da reforma da previdência.

Reforma da Previdênca

O que os nossos

Partidos Pensam?

Partidos
Logo_do_Partido_Social_Liberal.png
PT.png

PSL (Partido Social Liberal) é um partido recente, sendo criado em 1998. O partido é ligado ao liberalismo econômico e se diz ligado ao social-liberalismo. O PSL possui o segundo maior número de cadeiras na Câmara dos Deputados, atras do PT. O pré-candidato Jair Bolsonaro concorre a presidência da República no segundo turno, tendo a maior intenção de votos. Seu vice é o General Mourão (PRTB). O PSL é favorável a Reforma Trabalhista, acreditando que o povo brasileiro terá que escolher entre mais direitos e menos empregos ou o oposto. Porém, esses vão contra a Reforma da Previdência, proposta pelo presidente Temer, acreditando que ela deve ser mais consensual. Por isso, eles querem propor a própria Reforma.

Fundado em 1980, o PT (Partido dos Trabalhadores) propôs uma iniciativa inovadora, um partido que representasse a classe trabalhadora. Seu grande representante, porém não presidencía o partido, é o Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Lula está atualmente preso, devido a envolvimento em casos de corrupção, sendo o mais famoso o do triplex.

Atualmente Gleisi Hoffmann presidencía o partido, e Fernando Haddad é o pré-candidato a Presidência da República do Brasil. A jornalista Manuela D’Ávila (PCdoB) é a vice de Haddad.

O PT é considerado Situação atual do poder, porque o vice-presidente do governo Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB), é atualmente o nosso presidente. O partido é contra a Reforma da CLT, votando contra na votação feita no Senado, no dia 11/07/2017. Esses também vão contra à Reforma da Previdência.

E AS MULHERES?

Alguns dados sobre a representatividade delas na nossa política

  1. Atualmente, o Brasil ocupa a 152ª posição com o maior número de deputadas. A quantidade de mulheres que atuam na política é muito baixa, porém está aumentando gradualmente;

  2. A lei de número 9.504, de 1997, estabelece que cada partido deve conter no mínimo 30% e, no máximo, 70% de suas vagas destinadas à cada sexo.

As mulheres
mulheres_na_política_3.jpeg

Afastamento

Do

Presidente

O Presidente

Luiz Inácio Lula da Silva veio de uma família pobre e ao se mudar, de Pernambuco para São Paulo, foi alfabetizado e conseguiu ser metalúrgico e sindicalista. Em 1986, elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo e, em 1899, candidatou-se à presidente, mas nas três primeiras tentativas para governante acabou perdendo para Fernando Collor de Mello. Em sua quarta tentativa, em 2003, foi eleito presidente e se manteve até 2011. Seu governo ficou referente pela introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, que foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.

 

Em 2011, o poder passou para Dilma Rousseff, escolhida pelo PT à eleição presidencial, mas, com sua forma de controlar, o país começou a passar por uma grave crise política e para resolver esse problema nomeou o ex-presidente Lula como conselheiro.

 

Em 2 de dezembro de 2015, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acolheu um dos pedidos de impeachment contra Dilma, protocolado na Câmara pelos juristas. O impeachment ocorreu em 31 de agosto de 2016, pois ela foi acusada de pedaladas fiscais e edição de decretos, porém não perdeu o direito de ocupar outros cargos públicos, então buscou concorreu à senadora, sendo derrotada.

 

Uma parte da sociedade acha que o impeachment ocorrido foi um golpe contra um governo legítimo, liderado por corruptos que querem poder, mas outra parte considera que foi uma decisão justa feito pelos senadores, pela visível irresponsabilidade dela do uso das contas públicas.

 

Durante o impeachment, O vice-presidente Michel Temer também foi notificado de que assumiria interinamente a presidência por, no máximo, 180 dias, escolhido por eleição indireta. Em 31 de agosto de 2016, Michel Temer assumiu o cargo de presidente do Brasil, em cerimônia de posse no Congresso Nacional, devido a condenação de Dilma Rousseff no julgamento do impeachment e desde que assumiu o poder, o seu governo foi alvo de críticas, instabilidades, controvérsias e polêmicas.

 

A possibilidade de afastamento do presidente Temer teve um aumento, por que ele foi acusado de montar uma organização criminosa e fez obstrução de Justiça, mas o seu advogado queixa que esses crimes não tem fatos e tipicidades de violação.

ELEIÇÕEs:

Diretas ou

Indiretas? 

Eleições

Eleições indiretas só podem acontecer no Brasil sob circunstâncias bastantes específicas como em caso de renúncia ou impeachment, onde não há participação popular, apenas deputados e senadores que votam.
 

Eleições diretas podem acontecer, com a participação do povo, caso um presidente sofra impeachment apenas na primeira metade do seu mandato. Se ele foi impedido na segunda metade do seu mandato, que assume é o vice-presidente.

As eleições diretas são defendidas pelos partidos de oposição ao governo e por alguns dos movimentos sociais. No Congresso, pedem imediata saída do presidente Temer e eleições diretas.

 

Esses partidos trabalham para aprovar as duas PECs em tramitação, mas sabem que possuem minoria no Congresso e não alcançarão os 308 dos 513 votos para passar a medida. Por isso, contam principalmente com a pressão vinda das ruas como único meio de tornar a aprovação viável.
 

Por outro lado, os partidos da base governista trabalham para garantir que a eleição seja feita de forma indireta, como prevê a Constituição. Tendo maioria no Congresso, esses partidos já discutem possíveis nomes para assumir o cargo.

 

A possibilidade de uma dessas opções acontecerem ainda é incerto, porque a lei determine que hoje as eleições para um novo presidente devem ser feitas de forma indireta, desde 2016, mas parte da sociedade civil e dos parlamentares pedem por eleições diretas.

crise política e

Econômica

Crise

CRISE POLÍTICA

Corrupção, lavagem de dinheiro e justiça sendo feita.

O principal aspecto da crise política brasileira é a corrupção. Muitos políticos brasileiros têm a finalidade de obter vantagens a eles próprios, exercendo a corrupção para obter poder.
Ela pode ser causada por leis ineficazes, problemas de fiscalização e falta de punição.

A Operação Lava Jato, deflagrada em 2014, teve o objetivo de investigar um esquema de corrupção entre empresários e políticos na Petrobras. Esse foi o maior esquema de corrupção da história do Brasil que envolveu a lavagem de dinheiro e o pagamento de propina para muitos políticos. Até outubro de 2017, mais de cem pessoas foram condenadas e muitas foram descobertas por Delação Premiada.

 O Mensalão, outro caso importante de corrupção, envolve a compra de votos de parlamentares deflagrado no primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), alguns congressistas eram pagos para apoiarem seu governo.
   Esse foi o principal escândalo do primeiro mandato de Lula. O esquema começou em 2002, mas só foi descoberto em 2005. 

 

Crise Política

Crise econômica

A atual crise econômica brasileira é a mais grave dos últimos anos, tendo como cenário a recessão, inflação em alta, aumento do desemprego e dívida elevada.
Um aspecto importante da crise econômica brasileira é que o governo passou a gastar cada vez mais, enquanto a arrecadação com impostos e tributos diminuiu. Com a dívida em alta, o governo perde a capacidade de atrair investimentos e não consegue destinar recursos para estimular o crescimento do país.
Para piorar, o país começou a apresentar a volta da inflação. Para conter a elevação de preços, o Banco Central elevou progressivamente a taxa básica de juros. A elevação dos juros é a principal medida que os governos adotam para controlar a inflação, mas isso deixa mais caro o valor do dinheiro, fazendo com que ocorra uma piora no quadro recessivo, pois fica mais caro para empresas e pessoas tomarem empréstimos bancários para fazer investimentos ou compras.
Todo esse cenário tem ligação direta com o desempenho do Produto Interno Bruto. O PIB é a soma do valor de todo os bens e serviços produzidos, distribuídos e consumidos em uma região em determinado período. No caso do Brasil, o PIB já está em queda por mais de cinco trimestres consecutivos, colocando o país em uma fase de recessão.

Crise Econômica

CONSEQUÊNCIAS DA CRISE

Em 2010, o Brasil vinha numa evolução muito grande, tivemos uma melhoria social e queda da pobreza, mas depois disso, nesses últimos anos, ocorreu uma alteração de rumo que ocasionou a chegada da nossa maior recessão.

A economia brasileira passou nos últimos anos por uma brusca transformação, saindo de um crescimento econômico para uma profunda recessão.

Referências bibliográficas:

Referências
airplane-take-off.png

Nossa Equipe

IMG-20180829-WA0030.jpg

André Abreu Vieira Martins

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

WhatsApp Image 2018-10-14 at 18.50.56.jp

Yuri Caldas Shapovalov

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

IMG_20180823_105554536.jpg

Linus Maron Vichi Ruiz

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

WhatsApp Image 2018-10-15 at 22.01.13.jp

Isabella Van Der Ven

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

WhatsApp Image 2018-10-15 at 21.48.14.jp

 Sarah Arantes Camerlingo Thimossi

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

WhatsApp Image 2018-10-15 at 22.04.16.jp

Nicoly Montagner

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

WhatsApp Image 2018-10-15 at 22.06.19.jp

Maria Daniela Eika Kunii

15 anos - Estudante do Colégio Rio Branco Campinas. Atualmente cursa o 1º ano do EM

Nossa Equipe
bottom of page